Nossa História
Esta história começa em Belo Horizonte, no ano de 1989, em um salão-escola. Foi ali, no centro da capital mineira, que se formou o casal de cabeleireiros Vera e Lindouro. Em uma das aulas, Vera, sempre muito observadora, percebeu no fundo do salão um professor fazendo uma mistura e perguntou o que era. Foi seu primeiro contato com a produção de um shampoo, de formulação bem simples e que se limitava apenas à limpeza dos fios. Motivada pelo que viu, logo que terminou a aula, Vera foi comprar as matérias primas para realizar suas primeiras experiências. Surgia assim a linha Neutro Perolado, uma fórmula enriquecida com vitaminas A, E e D’pantenol, indicada para todos os tipos de cabelos. Pouco tempo depois, a linha faria sucesso no Salão Cabelo & Cia, aberto pelo casal após a conclusão do curso de cabeleireiro.
Com dificuldades financeiras e três filhos para criar, os dois tomaram uma importante decisão que mudaria por completo o destino da família: em agosto de 1991, a família se mudou para Dom Silvério, a 185 km de Belo Horizonte. Enquanto batalhava nas atividades que traziam o sustento familiar, o casal aproveitava o pouco tempo disponível para seguir fabricando em casa os cosméticos que continuavam encantando os clientes. Entusiasmados pelos resultados e pela aceitação dos produtos, eles perceberam que poderiam estar diante da oportunidade que tanto buscavam de prosperar com um negócio próprio. Apesar dos poucos recursos, decidiram avançar na produção artesanal dos cosméticos que promoviam tratamento capilar com preços mais acessíveis, uma enorme carência do mercado daqueles tempos.
Ainda em 1991, iniciaram-se as operações da Extratus Produtos Naturais, com a fabricação da linha Neutro Perolado e da linha Jaborandi, planta popularmente conhecida por combater a queda dos cabelos. Dorinha, irmã de Vera, e o seu esposo, César Brusco, financiaram e compraram um lote de 400 unidades, revendido com grande sucesso em Campinas – SP. Lá, em terras paulistas, também não faltaram elogios à qualidade dos produtos. Dessa iniciativa pioneira em vendas, nasceu o sistema de distribuição nacional da Bio Extratus, que continua se destacando pela sua singularidade e respeito às parcerias.
Na busca por desenvolver produtos diferenciados, veio a lembrança de um hábito popular: das mulheres que hidratavam os cabelos com óleo de tutano 'in natura', com um ferro de passar roupa para selar os fios. Surgia a ideia de criar a linha Tutano. Lançada em agosto de 1992, ela logo tornou-se o carro-chefe da marca. O pioneirismo na utilização do tutano para a fabricação de cosméticos foi um fator-chave para o rápido crescimento da Extratus, que foi se tornando uma marca conhecida e desejada.
Desde sua fundação, a empresa tem como característica administrativa ser totalmente familiar e, desde meados dos anos 90, conta com a atuação das duas primeiras gerações. Os três filhos do casal, Janaina, Thiago e Thiana, trabalham no negócio desde a adolescência, compartilhando com os pais a responsabilidade da direção da indústria.
'A Força da Parceria' é um lema da empresa, que prima pela relação de respeito junto a seus fornecedores, distribuidores, funcionários e consumidores, fundamental para seu vertiginoso crescimento. Desde 2005, com o início da distribuição no estado de Roraima, a Bio Extratus marca presença em todo o território nacional.
Preocupada com o lado social e humano, também em 2005, a empresa dava início às atividades da Fundação Bio Extratus, com o projeto Flauta Mágica, que promovia aulas de flauta doce para crianças de 8 a 12 anos. Passados os primeiros anos, essa iniciativa evoluiu e passou a se chamar Som da Solidariedade, incluindo outros instrumentos de sopro e permitindo às crianças que continuassem se desenvolvendo no universo da música. Em seguida, vieram outros projetos como o Arte&Dança, com aulas de expressão corporal para crianças e adolescentes, e o Gerações (Bateria Colibri) com aulas de percussão para alunos de todas as idades.
No ano 2008, a Bio Extratus começou a desbravar o mercado internacional, iniciando suas vendas nos Estados Unidos e em Portugal.
O respeito e cuidado da empresa com a natureza recebeu reconhecimento, em 2010, com a conquista da certificação ISO 14.001 – Sistema de Gestão Ambiental – concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Responsabilidade ambiental faz parte do DNA da Bio Extratus, que não realiza testes em animais, controla o descarte de todos os resíduos sólidos e realiza o tratamento de todo o seu efluente de água, tanto o industrial como o sanitário, antes de devolvê-lo ao meio ambiente.
Apostando no futuro, a direção do Grupo Bio Extratus investe para inaugurar, em meados de 2023, um novo galpão de estocagem com 5.597m² e, até o início de 2024, uma nova unidade fabril com 15.594m², que vão se somar aos 32.054m² de área já construída.
Bio Extratus – uma marca que se orgulha da sua história e da sua natureza.